ees AWARD 2023: Finalistas apresentam sistemas de armazenamento que promovem a transição energética

Comunicado de imprensa – Quinta-feira, 11 de maio de 2023

Munique/Pforzheim, 11 de maio de 2023 – O caminho para uma nova era da energia: baterias e sistemas de armazenamento de energia são indispensáveis para um fornecimento confiável de eletricidade provinda de fontes renováveis. Armazenar energia será cada vez mais importante para o consumidor, tal como demonstram os finalistas ao prêmio ees AWARD 2023. Este ano, o júri agraciou produtos e soluções pioneiros, a maioria dos quais no âmbito de sistemas residenciais de armazenamento. Mas produtos que prolongam a vida útil de grandes sistemas de armazenamento também foram selecionados para o renomado prêmio do setor. Os vencedores serão homenageados em 13 de junho no Centro Internacional de Congressos de Munique (ICM) na véspera do evento The smarter E Europe com suas quatro feiras: Intersolar Europe, ees Europe, Power2Drive Europe e EM-Power Europe, a realizar-se de 14 a 16 de junho no Messe München.

O armazenamento de energia é um dos principais pilares da transição energética, e sua importância não pára de crescer, tal como demonstrado pela ees Europe –a maior e mais internacional feira da Europa. Com crescimento de 100% em relação ao ano anterior, a feira oferece soluções para os desafios de nosso tempo. Em primeiro lugar entre os desafios, está o fornecimento de energia 24/7 de fontes renováveis, onde os sistemas de armazenamento são indispensáveis. Como prêmio de inovação no setor de armazenamento, o ees AWARD põe em evidência as empresas e suas soluções pioneiras. O prêmio será entregue na sala 1 do ICM às 18h do 13 de junho de 2023, conjuntamente com o Intersolar AWARD e o The smarter E AWARD. Este ano, serão também lançados os prêmios Power2Drive AWARD e EM-Power AWARD. Os prêmios homenageiam produtos e projetos inovadores de empresas visionárias que desempenhem papéis fundamentais na nova realidade energética.

Acumuladores móveis: durabilidade e reutilização

Os produtos inscritos no ees AWARD 2023 demonstram claramente que o armazenamento de energia vem se tornando cada vez mais procurado pelo consumidor. Muitos fabricantes se dedicam a sistemas residenciais de armazenamento, com novas empresas ombreando as estabelecidas ao trazer novos produtos ao mercado. Crescendo visivelmente estão as vendas de acumuladores móveis e compactos com inversores, que podem ser usados como sistemas fora da rede, para uso em conjunto com instalações fotovoltaicas em varandas. Na área da química das células FV, há uma tendência para o uso de fosfato de ferro e lítio.

Os sistemas residenciais de armazenamento de grande escala vêm se tornando mais estáveis, duráveis e seguros através de modificações e desenvolvimentos tais como detectores de defeitos e incêndios, e sapatas de compressão para baterias-bolsa. As novas tecnologias de transporte e soluções inteligentes de instalação vêm reduzindo custos.

Na área de sistemas industriais de armazenamento, vários fabricantes se especializam em componentes reutilizáveis para sistemas de armazenamento e para análise de sistemas veiculares.

Os finalistas ao prêmio ees AWARD 2023

CATL (China): EnerC, um sistema de armazenamento de energia em contêiner com refrigeração a líquido

O acumulador refrigerado a líquido EnerC da CATL é uma solução de armazenamento altamente integrada. A solução cell-to-pack (CTP) integra em um único contêiner um sistema de bateria refrigerado a líquido em que a máxima diferença de temperatura entre as células é de 5°C, um sistema de alimentação ininterrupta, um sistema de supressão de incêndio e um controlador. A CTP usa células de bateria de fosfato de ferro e lítio, consideradas muito seguras e idealizadas para uma vida útil de 12.000 ciclos de carga.

Dukosi (Reino Unido): Solução de monitoramento de células

Os sistemas de íons de lítio exigem extensa fiação para o monitoramento da célula. O monitor de células DK8102 foi idealizado para reduzir a fiação. A solução com chip embutido mede a tensão e a temperatura da célula e transmite os dados para o hub do sistema DK8202, sem contato, através de uma antena de campo de proximidade, permitindo assim, com o mínimo de esforço, a medição síncrona de toda tensão e temperatura das células. O DK8102 pode ser usado com todo tipo de célula fotovoltaica, permitindo seu uso para balanceamento de células.

EcoFlow (China): EcoFlow PowerStream

O EcoFlow PowerStream é um sistema fotovoltaico para varandas que pode ser integrado a uma central elétrica EcoFlow. O microinversor é conectado aos módulos fotovoltaicos, à central elétrica e a uma tomada doméstica. Com o aplicativo EcoFlow, o usuário controla o desempenho de alimentação do microinversor. O excedente de energia é armazenado temporariamente na central elétrica EcoFlow para ser usado posteriormente. Outra opção é o plugue inteligente com medição de consumo, que fornece os dados necessários para realizar um equilíbrio síncrono entre, por exemplo, o consumo de um refrigerador e o desempenho da alimentação que vem do sistema fotovoltaico. O sistema EcoFlow é facilmente instalável pelo usuário e reduz a alimentação do excedente de energia.

Elestor (Holanda): LDES: Bateria de fluxo a brometo de hidrogênio

A bateria de fluxo a brometo de hidrogênio usa bromo e hidrogênio para armazenar eletricidade na faixa de megawatts-hora. Segundo a Elestor, o custo nivelado de armazenamento com esse sistema é duas a três vezes menor do que o custo de acumuladores a íons de lítio, e significativamente menor do que o de sistemas a fluxo de vanádio. O bromo é extraído ecologicamente da água do mar e não está sujeito a restrições geográficas ou territoriais. A vantagem da bateria de fluxo é que sua capacidade e performance de armazenamento podem ser dimensionadas separadamente. A eficiência especificada de ida e volta de CA para CA é de 70% a 75%. Um tanque separado de hidrogênio torna-se desnecessário quando se integra o sistema a uma infraestrutura de hidrogênio existente.

FENECON (Alemanha): FENECON Industrial L

O Industrial L da FENECON usa baterias veiculares excedentes ou reutilizadas. Elas são facilmente integráveis ao ciclo de refrigeração. O sistema é adequado para uso externo e fornece 736 kW e 1.288 kWh. Os oito inversores individuais de bateria KACO de 92 kW permitem um alto índice de redundância. Todo componente é facilmente substituível e, ao contrário das soluções com contêineres, o sistema não requer um guindaste para instalação. Quando não é necessária a capacidade total de armazenamento, apenas alguns dos inversores serão ativados, tornado este sistema mais eficiente do que um grande inversor, que perde eficiência com carga parcial.

HUAWEI (China): Sistema de armazenamento FusionSolar Residential Smart String LUNA2000-7/14/21-S1

Este é um sistema residencial de armazenamento modular para uso externo, com classificação IP66. O sistema é disponibilizado com capacidades de 7, 14 ou 21 kWh. Pode-se conectar até quatro sistemas em paralelo, totalizando uma capacidade máxima de 84 kWh. Suas células de 280 ampères-hora de fosfato de ferro e lítio apresentam uma impressionante profundidade de descarga de 100%. O sistema como um todo foi idealizado para uma vida útil de 15 anos.

LG Energy Solution (Coréia do Sul): S-Frame Pack

O módulo de armazenamento S-Frame Pack da LG Energy Solution é comercializado como uma armação para sistemas modulares de armazenamento de energia com capacidade de 17 kWh, tendo como base a célula de bateria JH4. Clipes de metal e sapatas de compressão garantem uma pressão constante nas células, mesmo quando há formação de gases. O espaçamento entre os componentes do módulo permite um resfriamento eficaz, e os gases inflamáveis são evacuáveis por tubos, impedindo sua propagação dentro do sistema durante uma avalanche térmica. A utilização de um refrigerador de ar reduz a energia de resfriamento em 93% em relação ao modelo anterior.

SUNGROW POWER SUPPLY (China): Sungrow PowerStack ST500CP Sistema de armazenamento de energia refrigerado a líquido

Este compacto acumulador comercial e industrial tem uma potência de 250 kW e é disponibilizado com capacidades entre 537 kWh e 1.146 kWh. A solução de refrigeração a líquido reduz em 30% a demanda de energia na gestão da temperatura. A Sungrow conseguiu reduzir até menos de 2,5°C a diferença de temperatura entre as células, resultando num envelhecimento mais consistente das células e alongando em 2 anos a vida útil dos módulos de bateria. Segundo a Sungrow, o alto índice de pré-fabricação e a opção de passar os cabos acima do solo reduzem o tempo de instalação em cerca de 60%.

TrinaStorage (China): TrinaStorage Elementa

Este sistema de armazenamento com células LiFePO4 refrigerado a líquido atinge mais de 12.000 ciclos de carga. Tem uma capacidade nominal de armazenamento de cerca de 2.200 kWh e destina-se a aplicações de armazenamento com taxas de carga e descarga entre 0,25C e 1C. A solução modular e a tecnologia de barramento acima do solo reduzem cerca de 30% o tempo de instalação. Os sensores embutidos de fumaça, gás e temperatura da Elementa detectam situações críticas precocemente, enquanto sua ventilação ativa e seu sistema integrado de supressão de incêndio garantem um alto nível de segurança.

TWAICE Technologies (Alemanha): Software de análise síncrona de baterias

A solução "Battery Analytics" da TWAICE oferece extensas análises de dados de sistemas de armazenamento usando inteligência artificial e gêmeos digitais. A análise preditiva monitora cadeias e detecta células e módulos defeituosos desde o estágio inicial da instalação. Durante a operação, a análise de envelhecimento detecta defeitos, reduzindo drasticamente o custo total ao proprietário.

Para mais informações sobre os prêmios, visite:
www.TheSmarterE-award.com
www.intersolar-award.com
www.ees-award.com
www.powertodrive-award.com
www.em-power-award.com

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.