O copo está meio cheio ou meio vazio? Essa metáfora representa “otimismo X pessimismo”. Em 2022, a comunidade global abalou-se profundamente com a invasão da Ucrânia pela Rússia. De um dia para o outro, o setor da energia foi lançado numa tormenta. Dito isso, a escassez de energia e a alta vertiginosa nos preços de petróleo e gás estimularam algo que a crise climática estava demorando para conseguir: a expansão das energias renováveis ganhou um grande impulso. A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê quase o dobro de crescimento na capacidade global até 2027. Esse enorme aumento excede em 30% a previsão feita no ano passado. Nos próximos cinco anos, segundo a IEA , mais de 90% da expansão global de eletricidade será das energias renováveis.
A pandemia de COVID-19 e a atual crise energética demonstraram quanto é possível realizar quando há empenho. Esse é o motivo por que, para nós, o copo está meio cheio. Os eventos ao redor do mundo comprovam que as energias renováveis estão prontas para decolar, tal como as renas do Papai Noel. E tal como os dinossauros, os combustíveis fósseis logo serão coisa do passado distante.
Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para lhe agradecer por seu engajamento na transição para a nova realidade energética, e desejar-lhe um tranquilo feriado de fim de ano. Comecemos juntos e otimistas o ano de 2023, em que daremos mais um grande passo em direção a um fornecimento de energia com impacto climático neutro!